Diretoria de Segurança, Trânsito e Logística Acadêmica – DSL
A atual Diretoria de Segurança, Trânsito e Logística Acadêmica - DSL possui sua origem no ano de 1982, quando foi criado o Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico - NADP, o qual possuía, resumidamente, as seguintes atribuições: Produzir material audiovisual para atividades de ensino; promover treinamento do corpo docente da Universidade; assessoramento no ensino.
Após 29 anos de existência, no ano de 2011 o NADP foi extinto para se tornar uma diretoria, sendo esta denominada Diretoria de Apoio ao Desenvolvimento Pedagógico - DADP, mantendo-se subordinada à Pró-reitoria de Graduação. Estendendo suas atribuições, sua principal função era: Prestar assistência técnica às salas de aulas; realizar empréstimos e manutenção de equipamentos de multimídia; promover a formação continuada de docentes; prestar assessoramento no ensino.
No ano de 2016 tal Diretoria foi extinta para se dividir em dois setores: a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino/DADE, vinculada à Pró-reitoria de Graduação/Prograd, e a Coordenadoria de Logística Acadêmica - CLA, vinculada à extinta Prefeitura do Campus e consequentemente à Pró-reitoria de Planejamento e Gestão/Proplag. Esse evento marcou a divisão entre as atividades pedagógicas (formação de docentes, etc.) e as atividades de logística (assistência técnica em salas de aulas).
No ano de 2017, a Coordenadoria de Logística Acadêmica/CLA foi extinta para se tornar uma nova diretoria: Diretoria de Logística Acadêmica/DLA. Em paralelo, no mesmo ano, a Prefeitura Universitária se tornou Pró-reitoria de Infraestrutura e Logística/Proinfra.
No ano de 2020, concomitante ao início da nova gestão da UFLA, houve a mudança de nomenclatura da Diretoria e incorporação de novas atribuições, passando a se denominar Diretoria de Segurança, Trânsito e Logística Acadêmica/DSL, permanecendo vinculada à Proinfra.
A Diretoria de Segurança, Trânsito e Logística Acadêmica tem por competência prestar assistência técnica às salas de aulas; realizar empréstimos de equipamentos multimídia, realizar a manutenção de todos os equipamentos da UFLA e gerir as ações de segurança, trânsito e mobilidade urbana no campus.
Quadro 3: Serviços prestados pela diretoria de segurança, trânsito e logística acadêmica
Setor de Segurança e Vigilância Patrimonial |
Setor de Trânsito e Mobilidade Urbana |
Setor de Logística de Equipamentos |
Isolamentos de segurança |
Controle de trânsito de veículos |
Manutenção de equipamentos |
Rondas de segurança |
Conferência de sinalizações de trânsito |
Instalação/Desinstalação de equipamentos |
Elaboração de registro de ocorrência (R.O) |
Confecção de chaves e troca/instalação de fechaduras/maçanetas |
|
Monitoramento das imagens das câmeras de segurança |
Assistência técnica a locais de aulas/eventos |
|
Recebimento de solicitações de imagens de segurança do campus |
Empréstimo de equipamentos e chaves |
|
Vistoria da infraestrutura das salas de aulas de uso comum |
||
Vistoria patrimonial |