Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Diretoria de Transporte e Conservação do Campus – DTC

O Setor de Transporte e Oficina foi criado na década de 70 não havendo relatos sobre a data exata de sua criação na Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL. Passou por várias reestruturações ao longo dos anos. Um marco importante na história do setor foi em 1998, ano pelo qual passou por um projeto de ampliação em sua estrutura física sendo criada uma sala para os motoristas e alojamento para motoristas de outras instituições. Nesta época o Setor de Transportes e Manutenção era subordinado à Prefeitura do Campus.

Em 2012, passou a ser denominado Coordenadoria de Transportes, vinculado à Prefeitura do Campus/PROPLAG (Superintendência de Gestão da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão). Em 11 de Setembro de 2013, foi aprovado pelo Conselho Universitário - CUNI, o Regimento Interno da Diretoria de Transportes e Máquinas – DTM que passou a ser um órgão vinculado diretamente à Proplag, assumindo maior autonomia sobre suas ações.

Em 27 de Julho de 2017, por meio da Resolução CUNI Nº 19 de 4 de abril de 2017, a Diretoria de Transportes e Máquinas passa a ser vinculada à Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística.

Em junho de 2020, esta Diretoria passou a ser denominada Diretoria de Transportes e Conservação do Campus (DTC), continuando a ser vinculada à PROINFRA. Além dessa nova nomenclatura houve uma reestruturação na estrutura organizacional, pois além de gerir os serviços de transportes e máquinas, assumiu os serviços de manutenção, conservação e limpeza do Campus, bem como a área de paisagismo.

A Diretoria de Transportes e Conservação do Campus (DTC) é o órgão responsável por orientar, supervisionar, executar e acompanhar o atendimento das demandas de transportes de passageiros e cargas da UFLA. Realiza o planejamento e controle de viagens, a logística e manutenção de veículos e máquinas, gerenciamento da frota e é responsável pela urbanização, paisagismo, conservação e limpeza do Campus.

A Diretoria oferece serviços de transportes de servidores e materiais; planejamento de viagens; programação de veículos; controle de abastecimentos; disponibiliza máquinas e implementos para manutenção e limpeza de áreas internas e externas no campus; cuidados com as áreas de paisagismo; viabiliza, ainda, o transporte interno que permite o acesso a todas as áreas da Universidade.

Quadro 4: Serviços prestados pela diretoria de transportes e conservação do campus

Setor de Logística e Transportes

Setor de Manutenção e Equipamentos

Setor de Limpeza e Conservação de vias verdes e edificações

Setor de Conservação e manutenção de áreas verdes

Agendamento de viagens para conduzir passageiros em aulas práticas, bancas, eventos, palestras e outros

Gestão do contrato de manutenção da frota da universidade

Coordenação dos serviços de limpeza e recolhimento de resíduos gerados em obras e paisagismo no campus e fazendas

Planejamento e coordenação da manutenção de áreas verdes, podas e jardinagem da UFLA

Atendimento de requisições de serviços internos e externos demandados pela comunidade universitária que necessitem de transporte

 

Coordenação dos serviços de limpeza do campus prestados pela empresa prestadora de serviços contratada

 

Transporte de passageiros dentro do campus universitário em veículo coletivo

     

Disponibilização de máquinas agrícolas e implementos, usadas em plantios e demais processos agropecuários

     

Disponibilização de máquinas de terraplanagem, usadas em obras e serviço de limpeza e conservação do Campus

     
Horário de Funcionamento
O horário de atendimento da secretaria da Diretoria de Transportes e Conservação do Campus é das 7:00h às 12:00h e 13:00h às 17:00h de segunda a quinta-feira e de 7:00h às 12:00h e 13:00h às 16:00h às sextas-feiras.