Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Diretoria de Gestão de Áreas Rurais

A UFLA tem sua origem e vocação nas áreas de ciências agrárias com excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão. Inicialmente, as pesquisas de campo em agronomia eram realizadas no campus da universidade. Com a expansão e criação de novos cursos, houve necessidade de utilização das áreas antes destinadas para atividades de campo experimentais para ampliação e construção de novas infraestruturas físicas.

Desta forma, foi necessária a aquisição de duas novas propriedades, para serem locais de pesquisa, sendo uma delas o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias da UFLA (CDTT) - Fazenda Palmital, destinada principalmente a pesquisa e extensão em pecuária e horticultura a outra, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária da UFLA (CDTA) - Fazenda Muquém, situada a quatro quilômetros da universidade que concentrou as aulas práticas, pesquisas e desenvolvimento tecnológico na agricultura. Recentemente, a universidade recebeu doação de uma propriedade rural, a Fazenda da Lagoa, localizada no município de Santo Antônio do Amparo-MG.

A Universidade tem passado por um processo de expansão, exigindo uma nova concepção de sua estrutura organizacional frente aos desafios de gestão acadêmica. A Pró-reitoria de Infraestrutura e Logística frente à nova estrutura organizacional descentralizada, está estruturada em Diretorias e a Diretoria de Gestão de Áreas Rurais da UFLA – DGAR foi criada com o objetivo de agrupar as propriedades rurais da UFLA.

À Diretoria de Gestão de Áreas Rurais compete oferecer e manter infraestrutura experimental rural sustentável, para o apoio das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Lavras.